Monde Musique

Blog de música. Toda música. Por Lucas Cunha

“Get Lucky”, a música internacional de 2013

giphy

Não me parece cedo para já afirmar que, quando olharmos para 2013 daqui a 10, 20, 30 anos, lembraremos de “Get Lucky”, do Daft Punk, como a música desse período.

Um hit da mesma magnitude de outras canções que marcaram a música pop nos últimos 20 anos como “Smell Like Teen Spirit”, do Nirvana, ou mais recentemente “Single Ladies”, da Beyoncé.

Já estava querendo escrevendo alguma coisa sobre isso (e o disco do Daft Punk também), quando li o artigo do crítico Alexis Petridis, que basicamente resumiu boa parte do que penso da importância de “Get Lucky”.

Abaixo, destaco alguns dos principais argumentos de Petridis:

“Random Access Memories” é um álbum que almejava um ouvinte perfeitamente ciente do esforço realizado para sua produção.

Trata-se do fato, muito alardeado, de que as faixas não continham samples; o elenco de músicos de estúdio lendários, e caríssimos, reunido para as sessões em Los Angeles, e os créditos da orquestra envolvida na criação do trabalho, com 22 violinistas e cinco trompistas.

A ironia é que a canção que serve de peça central ao álbum parecia ter surgido sem esforço — e se impôs como a melhor canção de 2013.

Do vocal de Pharrell a todos os demais elementos, “Get Lucky” soava como uma faixa na qual ninguém tivesse precisado suar a camisa, e ainda assim o resultado final pode ser considerado como uma das jogadas mais difíceis no rock e na música pop.

É assim: gravar uma canção nova que pareça instantaneamente familiar, como se sempre tivesse existido, como um clássico que o ouvinte tivesse esquecido por algum tempo e reencontrasse.

Astros pop, produtores e compositores talvez tenham de se esforçar mais no futuro. “Vamos subir o nível”, canta Pharrell. “Get Lucky” fez exatamente isso.

Para ler o artigo traduzido na Folha, clique aqui. O original, em inglês, publicado no jornal The Guardian, está aqui.

Para fechar, um vídeo com 10 horas do pegajoso riff do Nile Rodgers em “Get Lucky”. No clima “We’re up all night to get lucky”.

Anúncios

Um comentário em ““Get Lucky”, a música internacional de 2013

  1. Pingback: Mais ouvidos MM 2013: 6º Daft Punk | Monde Musique

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em dezembro 28, 2013 por e marcado , , , , .
%d blogueiros gostam disto: