Monde Musique

Blog de música. Toda música. Por Lucas Cunha

Você ainda vai amar: Sharon Van Etten. Ou já está amando…

sharongood

Sharon Van Etten é até agora a minha artista feminina internacional preferida dos anos 2010. “Tramp”, seu disco de 2012, foi amor a primeira vista. Músicas que me remetem aos discos mais atuais de PJ Harvey e mais antigos de Cat Power. Belas e pegajosas melodias, letras confessionais.

O novo disco de 2014, “Are We There”, quarto de sua carreira, foi a prova que Sharon não era uma artista de um disco só. Gostei logo de primeira. Inicialmente, não tanto quanto “Tramp”, quando conheci sua obra, mas ao passar das audições, o novo disco de Van Etten só faz crescer.

“Serpents”, uma das melhores músicas de “Tramp” (2012), esteve na trilha de um dos capitulos da 4ª temporada de “The Walking Dead”

O disco de 2012 era uma super-produção (pelo menos para os padrões indies). Especialmente, quando comparado aos seus dois primeiros álbuns, que mostram músicas mais intimistas, com poucos instrumentos, quase folk. “Tramp” foi produzido por Aaron Dessner, músico da banda The National, e ainda trazia uma extensa lista de convidados que inclui, entre outros, o vocalista do Beirut, Zach Condon.

Em “Are We There”, Sharon resolveu se afastar de nomes mais conhecidos e ter mais controle do resultado final. Uma espécie prova (para ela mesma e para o mundo) que ela pode obter (ou superar) o resultado e sucesso de “Tramp” mesmo sem os amigos ‘famosos’. E Sharon conseguiu.

“Taking Chances”, primeiro single de “Are We There”, um belo cartão de visita para o disco, lançado em maio de 2014

O título do disco, “Será que já chegamos lá”, (traduzido livremente), parece brincar com o fantasma do disco seguinte ao bom êxito de “Tramp” (incluído em várias listas de melhores do ano em 2012). Mas, ao mesmo, a capa do disco com uma moça (não é a própria Sharon) olhando do lado de fora de um carro em movimento, com cabelos ao vento, parece indicar que, independente do resultado, o que importa é o caminho. Na arte e na vida. Continue na estrada, Sharon.

– Curiosidades sobre Sharon Van Etten:

– Tem 33 anos(nasceu em fevereiro de 1981) e começou a compor aos 23. Só levou a sério fazer música após largar um relacionamento de cinco anos onde o namorado dizia que suas canções eram ruins e, por isso, tinha vergonha de mostrá-las em público.

– Nasceu em New Jersey, morou com o namorado pessimista no Tennessee, e entrou de fato para o mundo música ao juntar um grana, dar um pé na bunda do namorado, e ir para Nova Iorque.

– Teve ajuda no início de sua carreira do músico Kyp Malone, da banda TV On The Radio, irmão de um amigo de escola. Kyp apresentou sua música para outros músicos e DJs de rádios nos Estados Unidos.

– Seu nova-iorquino preferido é Woody Allen (o artista, não a pessoa, faz questão de dizer). “Seus filmes são tão atemporais e românticos. Antes mesmo de me mudar para a cidade, era a minha visão do que era estar em Nova York”, disse em entrevista a NYMag.

– Pensa em gravar mais um disco e virar “terapeuta”. “Já estou nos meus trinta anos. Quero ter um filho. Não posso fazer turnês o tempo todo se quero ser uma boa parceira e mãe. Eu sei que as pessoas fazem ambas coisas acontecerem, mas acho que eu quero um pouco mais de normalidade. Tenho certeza de que isso soa realmente idiota”, disse a Rolling Stone.

Esperamos que realmente “soe idiota”, Sharon.

Ouça a discografia de Sharon Van Etten no Spotify (clique no nome do disco): “Because I Was In Love” (2009),  epic (2010), Tramp (2012) e Are We There (2014)

Ouça se você gosta de: Cat Power, PJ Harvey, Beirut, The National.

 Sharon em dueto com Zach Condon, da banda Beirut, outra faixa do disco “Tramp”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: