Monde Musique

Blog de música. Toda música. Por Lucas Cunha

Deerhunter ♥ Caetano Veloso: ‘uns’ sons e conceitos na mente de Bradford Cox

bradfordcaetano

No próximo dia 16 de outubro, a banda norte-americana Deerhunter, uma das bandas mais bacanas dos anos 2000 na visão deste que vos escreve (ouvir Halcyon Digest, 2010), lança seu novo disco, “Fading Frontier”, que sai pela clássica gravadora 4AD (casa dos Pixies, Cocteau Twins, The National, Bauhaus, Breeders…).

E para dar uma noção de quais caminhos que o líder da banda, Bradford Cox (mente por trás também do projeto Atlas Sound), foi inspirado para compor o novo álbum, o Deerhunter lançou um ~mapa conceitual~, uma espécie de infográfico interativo com links para as influências que povoaram a cabeça de Cox durante o período de concepção/gravação do disco.

E ninguém menos que Caetano Veloso, ou melhor, o disco LP ‘Uns’ (1983) do santamarense, aparece entre as suas influências de Bradford Cox, com o link para a faixa de abertura do álbum. Há ainda outra citação indireta a Caê, quando Cox cita “filmes de  (Pedro) Almodóvar”, com um link para a versão de Caetano de “Cucurrucucu Paloma”, presente em “Fale com Ela”.

Clique na imagem para ver em tela cheia (e com links) 0 “Mapa Conceitual” do novo disco do Deerhunter, “Fading Frontier”:

conceptmap
Não que a presença de Caetano como influência para a primeira linha do rock gringo seja novidade: nomes como David Byrne e Beck, apenas para citar dois do primeiríssimo time, já prestaram reverência a Caetano. Mas bacana ver que sua obra continua relevante para autores da música contemporânea internacional.

E voltando ao Deerhunter, deixo uma prévia de “Fading Frontier”, a dançante “Snakeskin”. Parece que vem mais coisa boa por aí.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em setembro 29, 2015 por e marcado , , , .
%d blogueiros gostam disto: